SUPRASSUMO DO LIVRO CONSELHOS PARA VIVER MELHOR

A ideia central do livro é simples, mas poderosa! Em cada capítulo apresentamos conselhos, orientações de um sábio que palmilhou por este mundo. Os conselhos representam uma pequena fagulha que pode iluminar nossa caminhada, ajudando-nos a encontrar respostas para perguntas que, muitas vezes, pesam no nosso coração. Apresentamos questões que vão desde a importância do amor e da amizade, passando pelos desafios da dor e da perda, até a busca pela autenticidade e pela esperança em meio às dificuldades. A cada dia, encontramos não apenas reflexões, mas também ferramentas que nos ajudarão a construir uma vida mais plena e significativa, uma vida maiúscula.
A título de exemplos quero apresentar um suprassumo daquilo que você encontrará na obra ao adquiri-la e debruçar-se sobre ela. Observemos Sêneca, que com suas cartas profundas, pode nos guiar em direção à valorização do tempo, um recurso precioso que, quando bem utilizado, transforma a vida em uma sucessão de momentos significativos. Ele nos faz lembrar que a vida é breve e que esse fator deve nos encorajar a viver de forma autêntica. Como ele enfatiza, a percepção de que o tempo é um bem escasso nos impele a buscar experiências que nos tragam alegria e aprendizado.
Sun Tzu, o estrategista por excelência, nos ensinou que a vida pode ser vista como uma batalha, não necessariamente em um sentido bélico, mas como um convite ao planejamento e à adaptabilidade. A sua obra, “A Arte da Guerra”, ao ser lida sob a ótica das adversidades do cotidiano, nos oferece ferramentas práticas para atravessar desafios diários. Ele nos lembrou de que o verdadeiro triunfo reside não apenas na vitória, mas na sabedoria e discernimento com que enfrentamos os obstáculos.
Confúcio, ao discorrer sobre as relações sociais, nos traz à consciência de que a ética é a base de uma sociedade harmoniosa. O respeito e a responsabilidade, promovidos por ele, reforçam a importância das interações altruístas no nosso dia a dia. Ele enfatiza que a busca por um mundo mais justo começa dentro de nós, em pequenas atitudes que vão se acumulando.
Por sua vez, Aristóteles nos presenteou com ensinamentos sobre ética e comunicação de modo que o domínio da retórica não deve apenas ser um meio para persuadir, mas um canal para construir relacionamentos saudáveis e significativos. Ele nos ensina a importância de ouvir, um componente vital na comunicação que, muitas vezes, é negligenciado em nosso ritmo acelerado.
Voltando-se para Jesus, suas lições sobre amor e perdão trazem um profundo impacto em nossas vidas. Ele encoraja a simbiose entre indivíduos, inspirando conexões que vão além do superficial. O ensinamento de amar o próximo se torna um norte moral que permeia nossas relações, criando uma teia de compaixão e empatia. A forma como amamos e perdoamos é o que dará significado às nossas vidas.
Se você teve o interesse aguçado, convido-o a adquirir o livro “Conselhos para viver melhor: Aprendendo com grandes sábios da humanidade” – V. A. Duarte, disponível em: www.editorapalavraviva.com.br e também https://www.amazon.com.br/dp/BOF7J5CC4G
V. A. Duarte é pastor Batista, Professor e Escritor. Capelão Hospitalar; Licenciado em Pedagogia; Licenciado em História; Licenciado em Filosofia; Bacharel em Teologia; Pós-graduado em Gestão Escolar; Pós-graduado em Psicopedagogia e Educação Especial; Pós-graduado em Psicologia Clínica; Pós-graduado em Filosofia e Sociologia e Mestre em Divindade.
Agenda aberta para palestras, congressos, encontros etc. (67) 9 9991 4991