Nova Lei do Conselho dos Povos Indígenas permite avanços para as comunidades, afirma Beto Avelar

ASSESSORIA

Nova Lei do Conselho dos Povos Indígenas permite avanços para as comunidades, afirma Beto Avelar

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, sancionou a Lei nº 7.227/24 que reformula o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa dos Povos Indígenas de Campo Grande. A proposta aprovada pela Câmara Municipal por unanimidade foi elaborada para permitir a inclusão dos caciques no Conselho, buscando fortalecer a representatividade e participação ativa das lideranças indígenas nas decisões que impactam diretamente em suas comunidades. 

O vereador Beto Avelar classificou a sanção da Lei como uma vitória para as lideranças indígenas e as comunidades de Campo Grande.  “Essa é uma luta antiga que busca garantir voz e direitos aos povos originários e fortalecer o diálogo entre o Poder Público, representantes indígenas e membros da sociedade civil organizada. O objetivo é ampliar o debate de ideias junto com os caciques no trabalho de garantir a voz e os direitos dos povos originários em Campo Grande, representando um passo significativo que vai permitir avanços para as comunidades em direção a políticas mais inclusivas e respeitosas com as populações indígenas”, afirma o parlamentar.

Líder da prefeita Adriane Lopes, o vereador Beto Avelar destaca que os caciques são líderes nas aldeias e comunidades que tem profundo conhecimento sobre a realidade vivida pelos indígenas e as necessidades de sua região e das famílias. “Por estarem muito próximos de todas as famílias de suas comunidades, além de organizar e cuidar de questões referentes aos indígenas, os caciques conhecem cada particularidade que envolve a sua população e podem contribuir de forma realista com a construção de pautas, planos de ação e de políticas públicas voltadas ao povo indígena de Campo Grande”, conclui Beto Avelar enfatizando que a lei é publicada no Diário Oficial em 19 de abril, Dia dos Povos Originários – que por muitos anos foi chamado de Dia do Índio. 

LEGENDA DA FOTO: Élcio Terena, da Subsecretaria Estadual de Políticas Públicas para os Povos Originários; a Rute Poquiviqui, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas de Campo Grande; a prefeita Adriane Lopes e o vereador Beto Avelar.