A Inteligência Artificial e Sua Interferência Sobre os Seres Humanos.

Por V. A. Duarte.

A Inteligência Artificial e Sua Interferência Sobre os Seres Humanos.

... e o conhecimento se multiplicará. Daniel 12.4 ACF

 

A inteligência artificial (IA) tem transformado profundamente a sociedade, impactando desde a forma como trabalhamos até a maneira como nos relacionamos, seja com a família, amigos, trabalho, igreja. Seu avanço acelerado levanta questões sobre ética, privacidade, economia e até mesmo a natureza da interação humana. Sabendo dessas questões quero apresentar de forma sucinta o que julgo ser impactos positivos e as preocupações e desafios nas lides com a IA.

Entre os impactos positivos aponto a automação e eficiência pois a IA otimiza processos, reduz custos e melhora a produtividade em diversos setores, como saúde, educação e indústria. A personalização, tendo em vista que os sistemas inteligentes ajustam conteúdos e serviços às preferências individuais, tornando experiências mais relevantes. Outro aspecto positivo é o avanço na Medicina através do auxilio da IA em diagnósticos médicos, proporcionando melhorias nos tratamentos e contribuindo para pesquisas científicas inovadoras.

Os principais desafios e preocupações que destaco são na privacidade e Segurança onde o uso de IA levanta preocupações sobre coleta de dados e proteção da informação pessoal. Outra preocupação é com o desemprego tecnológico em função de a automação poder substituir empregos tradicionais, exigindo adaptação do mercado de trabalho promovendo ainda mais a desigualdade social. Outro aspecto de preocupação está relacionado com a dependência e Interações Humanas pois o uso excessivo de IA pode modificar padrões de comunicação e reduzir interações sociais genuínas tornando os seres humanos cada vez mais desumanos. É notório observar que estamos numa caminhada aparentemente sem retorno em que o humano será brevemente transumano. 

Casos recentes mostram o profundo impacto na sociedade, entre eles cito a questão relacionada a escolha do nome do novo Papa Leão XIV que mencionou a tecnologia como um fator relevante em sua decisão. Estudos mostram que interações prolongadas com chatbots de IA podem alterar padrões de comunicação e pensamento humano.

Como bem sabemos, a inteligência artificial é uma ferramenta poderosa que pode impulsionar o progresso, mas também exige reflexão sobre seus impactos na sociedade, pois o equilíbrio entre inovação e responsabilidade será essencial para garantir que a IA contribua positivamente para o futuro e o bem-estar da humanidade.