Vereadores colocam 18 emendas ao projeto do Orçamento Municipal 2025

Vereadores colocam 18 emendas ao projeto do Orçamento Municipal 2025
Câmara aprova 18 emendas ao Projeto de Lei do Orçamento do Município para o exercício de 2025

Os vereadores de Dourados se reuniram nesta segunda-feira (09), para a 44ª sessão ordinária, e aprovaram 18 emendas ao Projeto de Lei 150/2024, do Executivo Municipal, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2025. A peça orçamentária ainda vai passar pela terceira votação, antes de ir à sanção do prefeito. O orçamento para o próximo exercício é aproximadamente R$ 1,94 bilhão.

A pauta da sessão contou ainda com nove projetos, um em 2ª discussão e votação, cinco em 1ª discussão e votação e três em única discussão e votação. Dos nove projetos, 8 foram aprovados e um projeto de veto rejeitado.

Projeto em 2ª discussão e votação:

-Projeto de Lei nº 150/2024, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2025 e dá outras providências.

Projetos em 1ª discussão e votação:

-Projeto de lei Complementar n° 021/2024, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a estrutura organizacional, as competências, as atribuições, as atividades, o funcionamento e o quadro de servidores da controladoria-geral do Município de Dourados - CGM, e dá outras providências;

-Projeto de Lei nº 152/2024, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o percebimento de honorários de sucumbenciais e os oriundos de acordos judiciais, procedimentos extrajudiciais aos ocupantes do cargo efetivo de advogado autárquico ambiental e dá outras providências;

-Projeto de Lei nº 170/2024, de autoria do Poder Executivo que autoriza o instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (PREVID) a se associar junto às Associações de Institutos de Previdência;

- Projeto de Lei n° 055/2023, de autoria do Vereador Laudir Munaretto, que institui a Política Pública Criança Segura no Município de Dourados;

-Projeto de Lei nº 166/2024, de autoria do Vereador Mauricio Lemes, que denomina a Rua Cabo Renato Gomes Batista a rua projetada CEP, no bairro Estrela Porã, em toda sua extensão.

Projetos em única discussão e votação:

-Projeto de Veto nº 003/2024, de autoria do Poder Executivo, que veta integralmente o autógrafo do projeto de Lei Complementar nº 021/2024 que altera e cria dispositivos na Lei Complementar nº 71, de 29 de dezembro de 2003 que institui o Código Tributário Municipal de Dourados; (Veto rejeitado)

-Projeto de Decreto Legislativo 269/2024, de autoria dos Vereadores Sérgio Nogueira e Laudir Munaretto, que concede o Diploma de Jubileu de Vinho à Doracy Moraes dos Santos, alusivo aos seus 70 anos de vida;

-Projeto de Decreto Legislativo 270/2024, de autoria do Vereador Mauricio Lemes, que concede o Título de Cidadã Douradense a Dra. Silvete do Rocio Silva, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados à comunidade.

Tribuna Livre

A podóloga Thayna Capoano, representante da Sociedade Brasileira de Podólogos Regional do MS- SBP/MS, usou a Tribuna Livre para discorrer sobre a Lei 5.185/2024, que estabelece diretrizes para estimular a atividade de podologia no município.

Thayna chamou a atenção para a falta de atendimento de podólogos na saúde pública. “As pessoas que sofrem de doenças nas unhas e nos pés, não têm esse tipo de atendimento na unidade pública. E quando a gente fala de pés de risco, pés de diabéticos, pessoas que têm problemas graves de saúde e que comprometem os membros inferiores, podem chegar a amputar os membros por conta das lesões nos pés e nas unhas, por falta de prevenção e de um pós-tratamento. Por isso a importância do podólogo atuar com uma equipe multidisciplinar para atender a população”.

 

Texto/Fonte: Assessoria/CMD