Vereador Beto Avelar destaca os avanços no monitoramento da Saúde em Campo Grande

ASSESSORIA

Vereador Beto Avelar destaca os avanços no monitoramento da Saúde em Campo Grande

O vereador Beto Avelar visitou a Coordenadoria de Urgências da Secretaria Municipal de Saúde que tem aperfeiçoado o uso de uma ferramenta destinada ao monitoramento das condições de atendimento e das demandas de todas as unidades de saúde da cidade. 

O instrumento representa um avanço tecnológico no mapeamento das situações por região de Campo Grande com a capacidade de identificar não apenas as demandas sazonais, como os surtos de dengue comuns no período de chuvas, mas também de responder com agilidade às questões emergenciais, como a escassez de médicos nas unidades de saúde. Além disso, o sistema permite uma visão detalhada sobre o acompanhamento de casos, a classificação de riscos e as unidades com maior volume de atendimentos, fornecendo uma base sólida para decisões estratégicas na saúde.

“A prefeita Adriane Lopes tem investido na busca por soluções e o monitoramento feito pela Coordenadoria de Urgências é fundamental para diagnosticar a situação em tempo real e agir rapidamente na busca por soluções imediatas ou para planejar as ações a médio e longo prazos. Isso é uma gestão da saúde que avança a cada dia para oferecer um serviço com mais qualidade”, afirma o vereador Beto Avelar.

A apresentação dessa ferramenta foi realizada pela coordenadora de Urgência, Ana Paula Cangussu, o médico e assistente-técnico, Bruno Casal, e o chefe da Divisão de Medicina, Thiago Maksoud. Eles demonstraram ao vereador como o monitoramento é realizado e discutiram sobre as melhorias que podem ser alcançadas através da análise de dados.

O sistema registrou mais de 1,3 milhão de atendimentos nas 10 unidades de urgência de Campo Grande no último ano, o que equivale a uma média diária de 3.600 pessoas atendidas apenas em situações de emergência. “Esses números ressaltam a crescente demanda por serviços de saúde na Capital, mas também demonstram o compromisso da administração da prefeita Adriane Lopes em investir em tecnologia para aprimorar a gestão da saúde. São aproximadamente um milhão de habitantes em Campo Grande e, embora ainda haja desafios a serem superados, estamos no caminho certo para melhorar continuamente o atendimento à população de campo Grande, conclui o vereador Beto Avelar.