Síndrome pré-menstrual, tudo o que necessita saber

Síndrome pré-menstrual, tudo o que necessita saber

Se é uma pessoa que tem o ciclo menstrual, provavelmente já notou que, durante o tempo em que está com o período, existem dias que podem ser um pouco mais desafiantes. 

Estamos a falar de dores, mas também de afrontamentos ou transtornos de humor, por exemplo. Se notar isso com alguma frequência então é bem provável que sofra de Síndrome Pré-Menstrual (ou SPM, utilizando a respectiva abreviatura).

Na verdade, todas as mulheres têm experiências diferentes no que diz respeito ao seu período e, consequentemente, a Síndrome Pré-Menstural. É que os sintomas do SPM podem variar de ciclo menstrual para ciclo menstrual, incluindo a sua intensidade. Ou seja, há alturas que pode ser mais fortes e outras mais fracas. No entanto, o mais importante é perceber porque acontece, como o gerir e, especialmente, como aliviar os seus sintomas.

O QUE É O SPM?

Antes de mais, convém perceber o que é a Síndrome Pré-Menstrual e porque é que esta ocorre. De uma forma muito sucinta, podemos dizer que este é espoletado pelo ciclo de ovulação da mulher, que assim altera os níveis hormonais do organismo da mulher. 

Isso significa que, quem experiencia um SPM mais intenso, é porque tem um desequilíbrio hormonal mais acentuado nesse período. Pode também conhecer devido a uma sensibilidade acima da média a uma hormona em particular, neste caso a progesterona.

E que hormona é essa? A progesterona é uma das principais hormonas produzidas pelo organismo feminino nos ovários, durante o processo de ovulação. A progesterona tem como objetivo preparar a mulher para a gravidez e também mantê-la, se for esse o caso. Aliás, a maioria das mulheres inférteis registam baixos níveis de progesterona no seu organismo.

SINTOMAS MAIS COMUNS DO SPM

Como já tivemos oportunidade de mencionar nos parágrafos anteriores, o Síndrome Pré-Menstrual é sentido de forma diferente por cada mulher. Aliás, cada ciclo menstrual pode também ter intensidade diferentes para a mesma mulher. No entanto, existem vários sintomas comuns que estão associados ao SPM.

Assim, entre os sintomas mais habituais estão as mudanças de humor súbitas, altos níveis de ansiedade, cansaço físico, inchaço, manchas na pele, mudanças e alterações no apetite sexual ou dores de cabeça. Ou seja, como é óbvio, são alterações físicas e psicológicas que afetam diretamente o bem-estar da mulher. Por isso, em caso de necessidade, deve sempre consultar o seu médico ou um especialista.

COMO PREVENIR OU ALIVIAR OS SINTOMAS DO SPM

Como em qualquer situação clínica, um Síndrome Pré-Mentrual muito acentuado e incómodo deve levar a mulher a consultar a ajuda especializada de um médico. Esse é o único profissional capaz de examinar e efetuar um diagnóstico preciso e seguro. No entanto, existem algumas dicas e conselhos que pode adoptar no seu dia-a-dia, de forma a prevenir ou aliviar os sintomas mais comuns do SPM.

Um deles passa pela prática física regular, que ajuda a melhorar também os seus ciclos de sono, a melhorar a sua disposição e, consequentemente, a aumentar a sua qualidade de vida, tanto física quanto psicológica. Mas não só. 

A adoção de uma dieta equilibrada e saudável contribui também para aliviar ou prevenir os sintomas associados ao SPM. Praticar técnicas de relaxamento, yoga ou meditação pode ajudar a dominar os níveis de stress e ansiedade, contribuindo igualmente para um maior bem-estar.

Finalmente, mas não menos importante, é evitar bebidas alcoólicas e tabaco, pelo menos em demasia. Se nada disto funcionar, pode também tomar analgésicos para fazer face às dores que possa ter. Contudo, deve evitar sempre a automedicação. 

Como já referimos acima, deve sempre consultar ajuda especializada, especialmente a do seu médico de família, ou mesmo a do seu farmacêutico em caso de emergência. Existem cada vez mais produtos no mercado que permitem aliviar e combater a Síndrome Pré-Menstrual, especialmente numa altura em que as conquistas da medicina acontecem a um ritmo cada vez mais regular.