Sexta, 17 de Setembro de 2021
Polo Industrial
Ribas do Rio Pardo recebe apresentação do projeto “Primeiro Passo”
Imagem: Crédito: Divulgação
Publicado em 27/07/2021

O Governo de MS, por intermédio da Secretaria de Estado de Educação (SED), através da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional, realizou, na tarde desta quinta-feira (22.07), o segundo encontro para apresentação do projeto “Primeiro Passo”.

Desta vez o encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo e contou com a participação do gestor municipal, João Alfredo Danieze, do Presidente do Legislativo Municipal, Tiago Gomes de Oliveira (Tiago do Zico) e todos vereadores, Secretários Municipais, empresários e entidades de classe do município.

Na abertura a Secretária de Estado de Educação, Cecília Motta apresentou o projeto e ressaltou o objetivo de ofertar Educação Profissional de qualidade, voltada ao perfil socioeconômico do Município, observando suas particularidades e formação do estudante da REE. “Este diálogo é importante, estamos abertos a todas contribuições para implementação e manutenção desta oferta de operacionalizar a Educação Profissional, afinal o governo é municipalista”, relata.

Ribas do Rio Pardo

O Prefeito João Alfredo menciona que a proposta do projeto “Primeiro Passo” vem de encontro com a realidade de Ribas do Rio Pardo. “O Município encontra-se sem mão de obra, sinto como se fosse um governador mirim, pois o município tem quase o tamanho de Israel e com muita areia, mesmo assim, fomos contemplados com sorte, logística e estudo para a implementação deste grande investimento de 14,7 bilhões para a implementação da Suzano Celulose”.

O Prefeito lembra que tem 87 linhas de transporte para as áreas rurais, sendo 15 extensões rurais em 8 mil quilômetros. "A qualificação profissional é a nossa preocupação, temos potencialidades de gado de corte, plantio de 300 mil ha de eucalipto, 50 mil ha soja e comércio. Com a implantação da fábrica já foram gerados 1500 empregos diretos de janeiro até agora. O mundo está de olho em Ribas!”, enfatiza.

Fábrica de Celulose

A implementação da fábrica de celulose, com investimento de 14,7 bilhões, estima-se a produção de 2,3 milhões de toneladas ao ano de celulose, chegando a 4,8 milhões de toneladas para sua capacidade. Estimativa de plantio de 20 mil hectares de eucaliptos irão gerar 1200 novos empregos, sem contar o trabalho com genética, TI e inteligência artificial.

Hoje em Ribas do Rio Pardo há investimento em aprendizes e estagiários, onde é ofertado o maior salário (R$1000,00) para os estagiários, em parceria com o IEL por 6h de trabalho diário.

Carta de Intenções

Os líderes descreveram as possibilidades de qualificações e socializações, de acordo com a realidade de Ribas do Rio Pardo, no momento e as sugestões de cursos foram: enfermagem, florestal, segurança do trabalho, computação e estética, técnico em edificações, secretariado/administrativo, logística, alimentação, operador de máquinas, mecânicos para reparos, manutenção de equipamentos e veículos, administração/operações.

Primeiro Passo

O projeto “Primeiro Passo” tem como objetivo ofertar à população sul-mato-grossense (79 municípios) cursos de formação profissional, nas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE), com vistas à elevação da escolaridade e sua preparação para o mercado de trabalho.

Com a implantação do “Primeiro Passo”, são definidos cursos técnicos a serem ofertados pela SED, para formar profissionais necessários às demandas do município, que conta com engajamento dos poderes executivo e legislativo municipal e do setor produtivo local, viabilizando parcerias e promovendo a empregabilidade, além de Identificar os desafios do município e as formações profissionais necessárias para atender essa demanda.

A meta é a implantação de, ao menos, um curso técnico em todos os municípios, firmando parcerias para estágios, visitas técnicas e/ou aulas práticas, além de mapear as potenciais vagas de emprego para os egressos dos cursos técnicos.

Organizadores

O projeto “Primeiro Passo” tem como organizadores, além da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) e as 79 Prefeituras de Mato Grosso do Sul.

Como as reuniões são realizadas

Com o distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, causada pelo novo coronavírus, desde março de 2020, o Projeto Primeiro Passo se tornou virtual e deixou de ocorrer de forma presencial nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Desse modo, as conversas passaram a ser pela internet, com a participação de gestores municipais, membros das câmaras de vereadores e parceiros, bem como técnicos dos setores competentes e representantes da iniciativa privada.

Quem organiza

A gestão do programa é de responsabilidade da Coordenadoria de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional da SED (COPEMEP). A equipe conta com técnicos responsáveis pela oferta dos cursos e que formulam a estrutura dos encontros, objetivando otimizar os contatos em cada reunião.

Como colaborar

Para os interessados que desejam se tornar parceiros da Secretaria de Estado de Educação nessa iniciativa, seja com a oferta de vagas ou abertura de espaços para visitas técnicas, ou sugerir alguma formação específica que atenda as demandas de uma localidade em especial, a SED disponibiliza dois formulários que podem ser acessados abaixo. Participe!

Quer sugerir algum curso? Clique aqui e preencha o formulário.

Seja um parceiro! Clique aqui se deseja ofertar vagas de estágio, aulas práticas ou visitas técnicas.

Mais informações

Ficou interessado em saber mais sobre o Projeto Primeiro Passo? Entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail eduprofiss@edutec.sed.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3318-2286 / 3318-2264.

Por: Assessoria de Imprensa
Comentários
veja também
Cidades em rede
Rede News Online 2011 - 2021 © Todos os direitos reservados