Sexta, 17 de Setembro de 2021
Agricultura
Articulação da Prefeitura de Dourados faz Cidade Agroecológica avançar no Conesul
Imagem: Crédito: Ilustração
Publicado em 27/07/2021

A Cidagri (Cidade Regional Agroecológica Integrada) será realidade em Dourados para incentivar a agricultura familiar de toda a região. Segundo o vereador Elias Ishy (PT), que apoia o projeto e é presidente da Comissão de Agricultura na Câmara, tem que ter vontade política para avançar, melhorar a produção e a comercialização. “E nós temos esse compromisso”, afirma.

Ele lembra a carta da ANA (Associação Nacional da Agroecologia) assinada por ele e pelo atual prefeito, Alan Guedes, ainda enquanto candidatos, quando se comprometeram com a defesa do tema, da segurança e soberania alimentar ainda nas eleições municipais de 2020. Denominada "Por Políticas de Futuro", o documento apresentou 36 propostas que mostraram que é possível implementar, em nível municipal, políticas públicas que promovam a agroecologia e o bem viver.

Na última quarta-feira, dia 21, já foi apresentado o pré-projeto arquitetônico e técnico da Cidagri na sede da cooperativa que compõe a Rede Apoms (Associação dos Produtores de Orgânicos do MS), considerada a grande articuladora do movimento. De acordo com Ishy, graças a organização desses produtores, ao apoio do deputado Vander Loubet (PT), do comprometimento de professores e alunos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da Câmara e do Executivo Municipal, o projeto tem forças para ser realizado. “Estão todos empenhados no desenvolvimento da nossa cidade”, avalia.

Estiveram presentes, além do prefeito e do deputado, o presidente da Apoms, Raimundo Tomonari, o representante da ANA, Olácio Komori, o professor doutor da UFGD, Márcio Rogério Silva, o coordenador da Cead (Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas), Leomar Mariano, da Associação de Mulheres Rurais da Gleba Santa Terezinha, Maria Alves e da Associação dos Remanescentes de Quilombo Dezidério Felipe de Oliveira, Lourdes Castro.

Os secretários Cleriston José Recalcatti, de Desenvolvimento Econômico, Luis Gustavo Casarin, de Obras, Henrique Sartori, de Governo, Everson Cordeiro, de Fazenda e os vereadores Rogério Yuri, Daniela Hall, Marcão, Cemar Arnal, Márcio Pudim e Daniel JR também participaram do evento, bem como representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).

Ishy também acompanhou o deputado em uma extensa agenda no município. Entre eles, a entrega de equipamentos para a Associação de Apicultores de Dourados (Apromel), que vão ajudar a estruturar o entreposto de mel localizado na Escola Agrotécnica Padre André Capelli. “Estou muito contente por ter cumprido mais um compromisso assumido com os agricultores familiares e pequenos produtores de Mato Grosso do Sul”, finalizou Loubet.

Por: Assessoria de Imprensa
Comentários
veja também
Cidades em rede
Rede News Online 2011 - 2021 © Todos os direitos reservados