Sexta, 17 de Setembro de 2021
Formação
Rede Municipal de Ensino ministra cursos para os profissionais em Dourados
Imagem: Foto: Divulgação
Publicado em 24/07/2021

A Prefeitura de Dourados, através da Semed (Secretaria Municipal de Educação), deu início aos preparativos para definir a volta às aulas presenciais do município. As escolas já foram preparadas, mas agora, a secretaria tem voltado seu olhar para os profissionais da educação.

Professores, merendeiras e até porteiros estão recebendo cursos para gerar diversos debates, como o eixo socioemocional e estabelecer um critério para padronizar as atividades em todas as unidades da REME (Rede Municipal de Educação).

A secretária municipal de Educação, Ana Paula Benitez Fernandes, explica que esse foi um protocolo adotado para que, com a troca de experiências, a pasta possa identificar como está o perfil dos professores e desenvolver projetos com base nessa apresentação.

“Essa é uma das nossas preocupações. O último ano foi um momento muito difícil para todos, muitas pessoas perderam entes queridos para a Covid-19, o que deixa marcas profundas. Nós precisamos pensar no lado humano da nossa equipe e começar a prepará-los para voltar às salas de aula presenciais”, ressalta.

Os cursos tiveram início no dia 20 de maio e contemplam todos os profissionais que atuam nas escolas. Será pouco mais de uma semana de seminários e rodas de conversas. “Cada eixo da escola passará por uma capacitação. Isso é importante para garantir que toda a equipe esteja pronta para quando anunciarmos a retomada presencial”, destaca Ana Paula.

Os pontos selecionados foram pensados visando o preparo de todo o corpo de funcionários da REME, para lidar com as mudanças que serão provocadas para evitar a disseminação da Covid-19 nas escolas durante a pandemia.

“Nós ainda estamos em pandemia e queremos que exista um padrão nas atividades realizadas nas instituições tanto em Ceim’s, quanto em escolas. Cada um vai trabalhar com suas particularidades, mas é importante que eles passem por essa capacitação e saibam todos os protocolos”, reforça a secretária.

As capacitações e formações são frutos de parceiras com outras instituições como, por exemplo, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio da Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Atividades preparadas pela Semed

Reunião presencial na SEMED com EJA, Equipe Pedagógica – Organização das orientações para as Escolas e CEIM’s, Reunião orientação da Educação Especial, Reunião Eixo socioemocional.

Reunião Diretores Escolas, Reunião orientação da Educação Física, Reunião Diretores CEIMs, Reunião Pedagógica Orientação, Educação Infantil, Reunião Pedagógica Orientação, Educação Infantil, Reunião Pedagógica Coordenadores das Escolas Indígenas Falantes da Língua.

Capacitação Merendeiras, Capacitação de Funcionários da REME que farão a Triagem de alunos no Conceito da Covid-19, Reunião Pedagógica, Capacitação Auxiliares de Apoio Educacional – Serventes.

Por: Assessoria de Imprensa
Comentários
veja também
Cidades em rede
Rede News Online 2011 - 2021 © Todos os direitos reservados