Sábado, 15 de Maio de 2021
“Dia Mundial da Voz”
No “Dia Mundial da Voz”, fonoaudióloga Pollyana Caetano alerta para os cuidados com a voz em tempos
Imagem: ASSESORIA
Publicado em 12/04/2021

-Profissional explica por que temos a sensação de perda de audição e falamos mais alto ao se comunicar usando a máscara-

No dia 16 de abril é celebrado o “Dia Mundial da Voz”. Em tempos de pandemia, o uso da máscara se tornou um item indispensável e obrigatório na prevenção do novo coronavírus.

Pollyana Caetano, fonoaudióloga com especialização em voz, explica que o acessório se tornou uma barreira de comunicação. “Para compensar a sensação de voz baixa, a tendência é falarmos cada vez mais alto pois a máscara abafa o som e dificulta na compreensão, dando uma sensação de perda de audição. Isso acontece porque quando conversamos, observamos as expressões faciais do interlocutor o que contribui para uma boa comunicação”, explicou.

Pollyana diz ainda que outra consequência também bastante comentada pelos usuários das máscaras foi uma maior dificuldade para respirar e cansaço durante a fala. A fonoaudióloga alerta que devemos tomar alguns cuidados ao conversar usando a máscara. “Ao perceber que estamos apresentando um maior esforço vocal para falar, podemos colocar em prática as seguintes orientações: falar um pouco mais devagar, fazer mais pausas para respirar, cuidar para não mudar o tom da voz e articular mais”, e complementa. “É fundamental para a saúde da voz beber diariamente água, ter uma dieta balanceada rica em frutas como maçã, que é um adstringente para nossa voz, ter uma boa noite de sono e evitar bebidas alcoólicas e cigarros”.

A fonoaudióloga reforça que “se mesmo tomando cuidado, sentir desconforto ao falar e mudanças na voz como rouquidão por mais de quinze dias”, o ideal é procurar ajuda profissional para uma avaliação criteriosa. “O cuidado com a voz não é só importante para os cantores, professores, palestrantes e jornalistas, ela é o nosso principal meio de comunicação e deve ser muito bem preservada”, ressalta.


Sobre Pollyana Caetano:

Conhecida como a fonoaudióloga das estrelas, Pollyana Caetano possui especialização em voz e atende profissionais liberais, executivos, professores, empresários e ícones da música brasileira como a dupla Munhoz & Mariano, Guilherme & Benuto, Fred Liel, Nathan Camargo, o narrador de rodeios Marco Brasil, e também vocal coach de um dos DVD’S das irmãs Maiara & Maraisa, entre outros famosos.

Através do vereador sul- mato-grossense de Campo Grande, João César, Mato Grosso sancionou a lei nº 6.482 no dia 21 de Julho de 2020, que institui o dia 16 de Abril sendo o dia Municipal dos Cuidados com a Voz no calendário oficial de eventos de Campo Grande –MS. Diante do atual cenário da pandemia, Pollyana tem realizado consultas por teleatendimento em todo o território nacional.

Por: Elisangela Evangelista Assessora de Imprensa
Comentários
veja também
Cidades em rede
Rede News Online 2011 - 2021 © Todos os direitos reservados