Dois dos quatro projetos finalistas da região Centro-Oeste da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem são de estudantes do estado do Mato Grosso
Alunos de instituições públicas e particulares de GO e DF também marcam presença na premiação nacional de empreendedorismo promovida pelo Sebrae
Quatro equipes de estudantes representam a região Centro-Oeste na Etapa Nacional da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem. A competição realizada pelo Sebrae, por meio do Instituto Ideias de Futuro, premia jovens que trazem a melhor solução para resolver um problema das suas escolas ou comunidades, usando tecnologia digital ou protótipos físicos. Do Mato Grosso, dois projetos se destacam. O primeiro deles, criado pela equipe WireWizards, foca em melhorar a segurança da comunidade escolar nos momentos de pico de movimentação e foi pensado após os atos violentos acontecidos em escolas nos últimos anos. Já o segundo projeto do estado é voltado à agricultura, com a criação de tubetes orgânicos biodegradáveis que agilizam o processo produtivo de mudas de hortaliças e frutíferas.
Entre os demais representantes da região Centro-Oeste está o aplicativo Acesso+, criado por alunos de Goiás para facilitar o lazer e o turismo para pessoas com deficiência. Em Brasília, os estudantes pensaram em como reaproveitar os materiais úteis dos cadernos descartados no final de cada ano para criar novos cadernos.
Com mais de 54 mil inscritos este ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias: Imagina (destinadas ao 8º e ao 9º ano do Ensino Fundamental; Cria (para alunos do Ensino Médio); Inspira (para os que estão fazendo Educação Profissional) e Avança (para alunos da Educação Superior). A ampliação da iniciativa, com a inclusão das novas categorias Educação Profissional e Superior, permitiu compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico. Além do público ampliado, houve premiações em todas as etapas anteriores à final.
Os estudantes passaram por cinco etapas: a primeira, o Esquenta nas Redes, foi uma campanha de engajamento com atividades preparatórias que rendem prêmios, mas não contam pontos. Em seguida, a Virada Empreendedora consistiu em uma maratona de conteúdo para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e para dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Por fim, as etapas Estadual e Regional selecionaram os melhores projetos que chegaram à grande etapa final.
Essa etapa acontece de segunda a sábado (25 a 30 de novembro). As quatro bancas da final serão realizadas nos dias 27 e 28 de novembro. Mas essa fase vai além das bancas. Chamada de Missão Técnica Nacional, essa etapa consiste em uma viagem de 5 dias a São Paulo proporcionada pelo Sebrae aos 100 estudantes e aos 20 professores orientadores finalistas, para promover um intercâmbio cultural de estudantes de todas as regiões do país, visitas imersivas a centros tecnológicos de São Paulo, além de livre acesso ao evento Case – voltado a oferecer inovação a empresas e startups do Brasil e América Latina. No dia 27, acontecem duas bancas finais, na faculdade Sebrae. No dia 28, haverá mais duas bancas finais, realizadas no próprio Case, que será palco do anúncio de todos os vencedores da edição. O Case acontece nos dias 28 e 29. As equipes retornam às suas cidades no dia 30.
A gestora do projeto pelo Sebrae, Elaine Novetti, ressalta que os estudantes tendem a ter um olhar mais criativo sobre os problemas com os quais são confrontados. “Ao mesmo tempo em que entendem a seriedade das questões que se propõem a resolver, os estudantes trazem uma curiosidade genuína, sem vieses, que acabam levando a soluções inovadoras”, avalia.
Para Jaciara Cruz, fundadora do Instituto Ideias de Futuro, realizar a segunda edição deste projeto, ampliando seu escopo, mostra que o formato deu certo. “O envolvimento da comunidade escolar cresceu junto com a iniciativa, o que fortalece nossa proposta de incentivar o empreendedorismo, a pesquisa e a colaboração entre os jovens que serão os futuros profissionais”, afirma.
Os projetos foram avaliados por especialistas com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.
As equipes vencedoras de cada categoria na grande final serão premiadas com uma viagem para Portugal em uma Missão Internacional de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.
Ficha Técnica dos finalistas da Região Centro-Oeste no Desafio Liga Jovem:
Categoria Imagina - Ensino Fundamental
Equipe: Cadernos New Life
UF: Distrito Federal
Projeto: Cadernos New Life
Descrição: iniciativa que visa recolher os cadernos usados por alunos, desmembrá-los, separando materiais úteis e folhas limpas que são usados para montar novos cadernos, que são vendidos a baixo custo e também doados. O material não aproveitado vai para a reciclagem.
Inst. de ensino: Centro de Ensino Fundamental 03 de Planaltina-DF
Orientador(a): Raphael Fernandes de Araujo
Categoria Cria - Ensino Médio
Equipe: Wire Wizards
UF: Mato Grosso
Projeto: Sistema integrado de controle e segurança
Descrição: dispositivo projetado para monitorar a entrada de estudantes, professores e funcionários no ambiente escolar, garantindo um melhor controle sobre o fluxo de pessoas, garantindo maior segurança no ambiente escolar.
Inst. de ensino: EE ULISSES GUIMARÃES
Orientador(a): Cleverson Alves da Silva Moura
Categoria Inspira - Educação Profissional
Equipe: Jovens Empreendedores
UF: Goiás
Projeto: Acesso+
Descrição: o app, criado para facilitar o lazer e o turismo para pessoas com deficiência, traz indicações de hoteis, restaurantes, passeios e atrações com acessibilidade adequada à necessidade do usuário. O próprio app tem como diferencial ser acessível, por possuir intérprete de libras e recurso de áudio descrição.
Inst. de ensino: SESI SENAI Jardim Colorado
Orientador(a): Fabio Bezerra Coelho
Categoria Avança - Educação Superior
Equipe: Eco-tube
UF: Mato Grosso
Projeto: Eco-tube
Descrição: tubete biodegradável que elimina a utilização do plástico e reduz a utilização de adubos químicos, reaproveitando matéria orgânica para gerar economia e agilizar o processo produtivo de mudas de hortaliças e frutíferas.
Inst. de ensino: Universidade do Estado do Mato Grosso Carlos Alberto Reyes
Orientador(a): Paula Almeida Brito
Outras informações para a imprensa:
- Sebrae
Renata Mariz - renata.mariz@sebrae.com.br