Quarta, 19 de Dezembro de 2018
Campo Grande
Em encontro de empresários, Longen reforça importância de planejamento estratégico
Imagem: ASSESSORIA
Publicado em 14/11/2018

Ao participar do 3º Comitê de Presidentes da Rede Paex (Parceiros para Excelência), realizado pela Fundação Dom Cabral e TV Morena na noite desta terça-feira (13/11), no auditório do Sebrae/MS, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância da implantação de estratégias dentro das empresas e como o setor industrial se planeja para colocar em prática as ações e atingir as metas propostas.

“Não adianta pegar o planejamento de uma indústria e querer que esse mesmo planejamento sirva para a outra indústria. Cada uma tem suas características e peculiaridades. Nós, enquanto representantes da indústria, temos grandes desafios de competitividade e é importante discutirmos como o planejamento estratégico é feito, de que forma nós tecnicamente podemos embasar esse planejamento para ser executado a pequeno, médio e longo prazo”, discursou Sérgio Longen.

Ele acrescentou que a grande dificuldade dos empresários é de conseguir executar seus planejamentos. “Por isso, penso que se tornam muito interessantes eventos como esse porque é uma oportunidade dos participantes melhorarem seu planejamento com relação a como operacionalizar isso. Acredito que esse momento não poderia ser mais propício, principalmente por vivermos boas expectativas para o próximo ano, que tenho certeza de que será melhor”, finalizou.

Segundo Luiz Gustavo Mujica, associado regional da Fundação Dom Cabral, o evento é realizado de três a quatro vezes ao ano e tem como objetivo a troca de experiências entre as empresas e as partes interessadas dentro da sociedade local. “O foco aqui é apresentar boas práticas e discutir estratégias, que são o grande gargalo do empresário. A Fiems é uma instituição estratégica para isso e as federações da indústria do País inteiro são grandes parceiras da Fundação Dom Cabral”, ressaltou.

O diretor-executivo da RMC (Rede Mato-Grossense de Comunicação), Nicomedes Silva Filho, agradeceu a presença de todos e ressaltou que um planejamento bem elaborado e executado é capaz de mudar o mundo. “Acreditamos nisso e apoiamos a geração de conhecimento. Por isso, estamos realizando esse evento com a Fundação Dom Cabral e com parceiros como Fiems e Sebrae/MS, que levam conhecimento para as empresas e seus trabalhadores, desenvolvendo os negócios do nosso Estado”, declarou.

Para o diretor de marketing da TV Morena, Antônio Alves, esse é um momento em que os empresários estão preocupados em fazer seu planejamento para o próximo ano. “Mas esse evento não é voltado para o exercício do planejamento e sim para a execução porque mais de 90% dos planejamentos não são concluídos. A intenção aqui então é trocar ideia e começar a estudar como executar esses planos e nada mais justo do que convidarmos o presidente da Fiems, Sérgio Longen, como representante da indústria para dar sua contribuição sobre esse assunto aos empresários presentes”, salientou.

Já o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça, reforçou que a questão do planejamento passa pela cultura das empresas. “Tem uma frase de que gosto muito que diz que a cultura come a estratégia no café da manhã. De nada adianta a empresa se planejar, mas esquecer de envolver seus colaboradores nesse planejamento, porque se eles não tiverem a mesma cultura, o planejamento só vai ser um planejamento e nunca sairá do papel. Por isso aqui no Sebrae constantemente fazemos reuniões para ouvir os colaboradores para que eles se sintam parte da empresa”, concluiu.

Por: assessoria
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2018 © Todos os direitos reservados - 2 usuários online - Páginas visitadas hoje: 0