Sexta, 25 de Maio de 2018
Dourados
Câmara realiza 2º seminário sobre guarda compartilhada e alienação parental
via Redação MGS News em 17/04/2018
Pela 2ª vez em Dourados, a Câmara Municipal realiza dia 25 de abril, às 13h30, um seminário para debater a temática da Guarda Compartilhada e Alienação Parental, proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB). O parlamentar é autor da Lei nº 3.983, de 02 de maio de 2016, que institui no calendário de eventos do município, a Semana Municipal de Conscientização da Importância da Guarda Compartilhada e da Prevenção da Alienação Parental, a ser celebrada na semana do dia 25 de abril, que é o Dia Internacional da Conscientização da Alienação Parental.

Após reunião de Sergio Nogueira com o delegado da Polícia Federal em Dourados, Dr. Dênis Colares, membro da Comissão de Infância do Instituto Brasileiro de Direito de Família e parceiro na realização do evento, neste ano, o enfoque da discussão será o papel da escola no combate à alienação parental. Já estão confirmados os nomes da psicopedagoga Denise Caramori, que ministrará uma palestra e como debatedor, o secretário municipal de Educação, Dr. Upiran Jorge Gonçalves da Silva, promotor de Justiça aposentado.

"Como existe uma Lei criada para a prevenção à alienação parental, este evento se torna relevante e muito importante, nós contaremos com palestrantes e debatedores especializados nesta área. Como o enfoque de 2018 será o papel da escola no combate à alienação parental, pois as escolas lidam com problema sem, no entanto, terem a capacitação devida, convidaremos todos os diretores, coordenadores e professores das escolas municipais e estaduais", menciona o parlamentar.

A finalidade do evento é aumentar a conscientização, debates, divulgação e prevenção da alienação parental e promoção de estímulo à guarda compartilhada. Como é um assunto muito polêmico na atualidade, é papel do vereador trazer o tema para uma ampla reflexão, envolvendo todas as ideias e posturas sobre a temática.

O I Seminário Guarda Compartilhada como Instrumento de Prevenção à Alienação Parental, realizado em 2017, lotou o Plenário Weimar Torres da Câmara Municipal de Dourados. Segundo Sergio Nogueira, a união destes dois temas em um Seminário serve de reflexão e prevenção. O vereador acredita que é necessária ampla conscientização na defesa dos interesses da criança e do adolescente. "Esta conscientização pode e deve ser motivada pelos poderes públicos, a partir da utilização dos espaços públicos para debates, palestras, esclarecimentos sobre os prejuízos emocionais que uma criança sofre com a separação do casal", enfatiza.

Para Dr. Dênis Colares, a Alienação Parental é um fenômeno danoso à saúde das crianças e adolescentes, e por esta razão, deve ser combatido e prevenido por meio da conscientização de todos os envolvidos. O delegado destaca a criança alienada pode vir a sentir constantes ataques de raiva, ódio, medo ou indiferença ao genitor alienado e à sua família, recusando-se a dar atenção, visitar ou comunicar-se como este genitor.

Por: assessoria

Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2018 © Todos os direitos reservados - 2 usuários online - Páginas visitadas hoje: 313