Sexta, 03 de Abril de 2020
Terremotos do Dia!
Populista e gerente: Barbosinha teme reação de público cativo entranhado na Família Razuk
Imagem: Divulgação
Publicado em 17/02/2020

SEGURANÇA NO PODER - Seguindo o exemplo do vereador campograndense Delegado Wellington (PSDB) e o Delegado Christiano Xavier (PSD), prefeito de Santa Luzia (MG), o governador Reinaldo Azambuja aventa uma jogada de mestre e deverá lançar a pré-candidatura de Lupércio Degerone Lúcio na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados. Graças ao ótimo desempenho do rapaz de Laguna Carapã como delegado regional de Polícia Civil, com reais condições de representar a categoria no parlamento, tendo em vista que sua capacidade intelectual não impedirá o acúmulo de cargos.

KAZUO UEMURA - Quem está animadíssimo em disputar a vereança e recebeu convite para se filiar no Partido da Mobilização Nacional (PMN) é o jovem advogado e empresário Kazuo Uemura, sempre acompanhando os passos do pai Sizuo Uemura que além de empresário bem sucedido foi presidente da Associação Comercial e Empresarial (Aced) entre 1969 a 1977, e vereador entre 1974 a 1976.

CLASSE ALTA - Protagonizado pelo pré-candidato a prefeito de Dourados, deputado estadual José Carlos Barbosa, o Encontro Regional do Democratas (DEM) realizado no ultimo sábado (15) pareceu mais um feirão a céu aberto das multinacionais Toyota, Ford e Chevrolet. Direcionado na sua grande parte à classe "A", percebeu-se a ausência do povo da periferia no ambiente, este erro gravíssimo remete aos pleitos realizados nos anos de 1988, 1992, 2000 e 2008, quando respectivamente Braz Melo, Humberto Teixeira e Murilo Zauith disputaram o cargo de prefeito, o ultimo sendo derrotado por Laerte Tetila (PT) e Ari Artuzi (PDT) graças a votação estrondosa dessas personalidades nos bairros carentes.

SILÊNCIO DE DÉLIA - "Dourados clama pela presença de um gestor, o populismo não sustenta a saúde, educação, infraestrutura, não tapa-buracos, não coloca lampadas nos postes, não limpa as ruas, não combate a dengue, o que administra uma cidade é competência e gestão", discurso de Barbosinha no Encontro Regional do Democratas. O garoto não fez referência direta à atual prefeita Délia Razuk, no entanto, é notável seu incomodo e receio ao deparar-se com o resistente público cativo que segue a Família Razuk há décadas, tanto que mesmo na crise mundial refletida no caixa dos 78 prefeitos do Estado, Délia mantém 8% nas pesquisas internas de intenções de votos, enquanto o democrata estacionou em 4%.

SAIA JUSTA - Além do notável atraso do ministro da saúde Henrique Mandetta em chegar no Encontro Regional do Democratas, foi percebida a sua inquietude nas fotos no final do evento e no restaurante. O ex-deputado federal sabia que no dia seguinte seriam estridentes as cobranças de antigos aliados, sabendo das suas relações umbilicais com a prefeita Délia Razuk (PTB) que nas eleições 2018 apoiou a vitoriosa eleição dos seus primos deputado federal Fábio Trad e o senador Nelsinho Trad (PSD).

INDEFERIU - O procurador-geral de justiça Paulo Cesar Passos que é presidente do Conselho Superior do Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul deverá analisar o possível indeferimento no arquivamento do inquérito instaurado há um ano para apurar indícios de improbidade administrativa cometidos por uma líder comunitária da região Sul e assessora parlamentar lotada na Assembléia Legislativa.

ÁREA VERDE - A marajá foi filmada uma semana pela Guarda Municipal e Instituto de Meio Ambiente (Imam) coordenando a invasão de uma área pública, se esquivando após a abordagem das guarnições, quando afirmou que estava no local "apenas" ajudando uma família carente construir sua residência, porém esqueceu que a suposta desamparada se tratava da sua sogra, popular Perla Paraguaia, esta que assumiu a bronca como dona do barraco destruído por tratores!

ÁREA VERDE 2 - No entanto, um fiscal de obras foi depor no Ministério Público afirmando que presenciou a tal assessora apoiando a invasão de diversas áreas públicas na região, tendo em vista que o expediente do Município ocorre das 07:00 às 13:00 horas. Curiosamente, a chefia imediata da assessora mentiu após responder oficio do promotor afirmando que seu expediente se encerra às 13:00 horas e a constatação da irregularidades pelos guardas findou-se uma hora depois da batida na tapera de "Perla Paraguaia", que mesmo carente usou sua influência ao utilizar retroescavadeira e caminhões caçambas de empresa terceirizada no aterramento da área retomada.

BARRAQUEIRA - Já na ultima sexta-feira (14), a polêmica assessora fez outro barraco, dessa vez na residência da mãe de um advogado, posteriormente partindo para a Comissão de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), insistindo para lavrar denúncia contra um jurista que jamais teve procuração para representa-la em suposto inventário de família. Inclusive os áudios com as ameaças registrados em ata notarial foram encaminhadas ao Departamento de Sindicância da Assembléia Legislativa.

TAPA NO ROSTO - Urubu malandro arrotou à Coluna grandes lembranças registradas em 2019 no Conselho Tutelar de Dourados (Região Centro) quando oficial de justiça agrediu com tapa na cara um conselheiro tutelar. Isso após desacato a autoridade durante o cumprimento do mandato de apreensão de veículo por ausência de quitação das parcelas ao banco fiador.

REORGANIZAÇÃO - A Secretaria Municipal de Educação de Dourados precisa urgentemente criar um plano de reorganização das unidades escolares ociosas, estudando por exemplo a possibilidade de extinção da Escola Municipal Elza Farias Kintschev Real do bairro Cohab II, pois há mais de cinco anos a instituição está sendo vítima da evasão escolar! Contra pagamentos de aluguéis, seu prédio poderia ser reutilizado para a instalação da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde, Depósito ou Samu!

CORONEL DAVI - O Instituto Agrícola do Menor de Dourados (Iame) fechou as portas no ultimo mês após monitoramento feito pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Por conseguinte os internos foram realocados nos lares Embenezer e Santa Rita. Cabe lembrar que em 2019 o deputado estadual Coronel Davi (PSL) visitou a entidade acompanhado do assessor do Palácio do Planalto Rodolfo Nogueira, porém não houve resultados práticos na solução do impasse ou destinação de emendas parlamentares!

DE ALUGUEL - Ausente tempo hábil para o registro do Aliança Pelo Brasil, o partido AVANTE é o destino de Rodolfo Nogueira, este poderá repetir a mesma experiencia da ex-ministra do meio ambiente Marina Silva que nas eleições 2014 se filiou no Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo candidata a vice-presidente da república na chapa de Eduardo Campos.

DISPENSADA - Após suspeita da prática de nepotismo, a direção da Escola Municipal "Sócrates Câmara" do bairro Canaã I decidiu revogar o contrato da professora Angélica de Jesus Bernardo sobrinha de um servidor da instituição. A recomendação para cessar os indícios de improbidade administrativa partiu do promotor Ricardo Rotunno em defesa do patrimônio público e social.

INVENTÁRIO - Burro cor-de-rosa escarrou à Coluna que foram revirados os arquivos permanentes do Diário Oficial do Estado buscando encontrar a cópia integral do processo administrativo envolvendo a aposentadoria compulsória de uma magistrada que é mãe de vereadora no interior. A moça que exerceu a jurisdição próximo ao distrito de Nova América foi acusada de tráfico de influência e peculato na lavratura de sentença que favoreceu o leilão da fazenda de um falecido. A rica documentação será usada no sepultamento político da filha que está desesperada pela formação de chapa de vereadores nas eleições 2020, temendo a vingança de dois desafetos que são deputados estaduais.

AUSÊNCIA - Fiel escudeiro do vice-governador Murilo Zauith (DEM), em dois eventos públicos foram notadas a ausência de um líder comunitário do Jardim Água Boa, o primeiro ocorreu na sexta-feira (14) durante a entrega do título de cidadão sul-mato-grossense ao cantor Renato Teixeira por proposição do deputado estadual Barbosinha. O segundo neste sábado (15) no Encontro Regional do Democratas realizado na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), nessas ocasiões quem estava ao lado de Zauith era José Jorge Filho, o Zito, inclusive servindo café e dando atenção a empresária Cecília Zauith.

QUEM TE VIU - Quem manteve conversas com Barbosinha na condição de pre-candidato a prefeito de Dourados, foi o ex-prefeito e ex-deputado estadual José Laerte Cecílio Tetila e também ex-deputado estadual João Grandão, sempre buscando a sobrevida do Partido dos Trabalhadores (PT), inclusive podendo até repetir a mesma formula das eleições suplementares de 2011, quando Murilo Zauith montou chapa tendo a professora Dinaci Ranzi como vice-prefeita, mas o ungido dessa vez é o dentista André Tetila.

SENHA DO POVO - A prefeita Délia Razuk (PTB) deverá decidir nessa segunda-feira a solução do impasse envolvendo a dinâmica servidora da Secretaria de Educação, Rosângela Castilho, ela é lotada na Central de Matrículas e reconhecida pela excelência do tratamento ao público em geral. Nos últimos dias alguns colegas do "fogo amigo" tem buscado desgastar a moça, isso poderá deixar um vazio no setor. Em tempo registra-se que Rosângela é pré-candidata a vereadora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e graças a sua capacidade técnica poderá ser realocada na Secretaria de Assistência Social.

LIGADA NA GENTE - Quem é pré-candidata a vereadora é a radialista Vanessa Leite, a nova empreitada conta com as bençãos do pai, deputado estadual Marçal Filho (PSDB).

FERRINHO - Autodidata, em 2019 a mais elogiada atitude do ex-vereador Arquimedes Lemes Soares foi dispensar o intelectual Eduardo Scavassa, popular Mário de Andrade da chefia de gabinete do vereador Maurício Lemes (PSB), nomeando na função o advogado Mário Sérgio de Oliveira. Agora Scavassa dá expediente na Prefeitura de Dourados.

Por: Jeferson Bezerra
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados