Sábado, 14 de Dezembro de 2019
Dourados
Rogério Yuri democratizou o Imam, e lança pré-candidatura a vereador em 2020
Imagem: DIARIO MS
Publicado em 02/12/2019

Quem é pré-candidato a vereador pelo Republicanos é Rogério Kintschev Yuri, renomado arquiteto e urbanista, por três anos e três meses foi diretor do Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente) de Dourados, onde conviveu com pessoas honestas, dedicadas e que amavam a defesa do meio ambiente na região Sul do Estado. Ele conta com o apoio de Wilton Acosta, ex-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS), pré-candidato a prefeito de Campo Grande.

Rogério Yuri lembra o desafio assumido ao democratizar o acesso do cidadão ao Imam, atendendo assim todos os anseios dos contribuintes de maneira a facilitar suas vidas em especial às empresas que até então tinham que enviar seus técnicos para o Imasul em Campo Grande burocratizando a obtenção de uma simples licença ambiental.

“Buscamos a valorização profissional dos nossos técnicos, investimos na área de educação ambiental, fizemos parcerias para a requalificação de parques ambientais, terminamos e entregamos o Parque Ambiental do Córrego Rego D’Água Primo Fioravante Vicente que estava abandonado há muitos anos, participamos da ação para a construção da nova Feira Livre na Vila Rogotti, fizemos trabalhos junto a aldeia indígena em toda minha gestão, hoje Dourados faz 95% de qualquer tipo de licenciamento necessário aos novos empreendedores da cidade”, enumerou Yuri.

Yuri idealizou a capacitação dos técnicos em Gestão Ambiental com objetivo de melhorar o atendimento à população e os serviços de preservação nas áreas verdes locais. O curso foi realizado em Campo Grande, numa promoção do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Sindicom (Sindicado Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes).

Ao incentivar a participação dos servidores de carreira do Imam no Seminário Gestão de Licenciamento de Postos de Serviços e Áreas Contaminadas, Yuri objetivou impulsionar o Programa de Municipalização da Gestão Ambiental, por meio de Cooperação Técnica, pois são mais de 40.000 postos em operação na atualidade.

O ex-diretor do Imam ressalta que os processos de licenciamentos foram padronizados, foram feitos investimentos em equipamentos que ali não existiam dando assim o suporte necessário aos servidores para que desempenhassem suas funções de maneira correta, “trabalhamos em parcerias com as demais secretarias municipais, vereadores, deputados, Ministério Público, autarquias estaduais e federais, sempre buscando atender aos anseios de nossa população”, pontua Yuri.

Como gestor, Yuri induziu a criação do protocolo de licenciamento ambiental através do sistema digital da prefeitura, isso além de dar visibilidade aos projetos, possibilitou aos técnicos e empreendedores o acompanhamento dos pedidos em tempo recorde.

Rogério também colocou fim aos problemas gerados por resíduos pneumáticos produzidos na cidade. As ações incluíram cadastro de borracharias, campanhas de conscientização e fiscalização.
Antes o material era estocado no ecoponto do Município, o equivalente a 100 carretas lotadas de pneus e resíduos. A empresa que era responsável pelo transporte até Campo Grande não fazia o recolhimento.

Assim os empreendedores passaram a contratar uma recicladora, que faz o transporte do material recolhido em Dourados e os encaminha às indústrias que utilizam o produto na fabricação do cimento, ferro e outras atividades que possuem caldeiras.

Ao lançar o nome na disputa por uma cadeira na Câmara de Vereadores, Yuri afirma que vai continuar colaborando para o crescimento do município, “pois é aqui que me criei, é aqui que formei minha família e é aqui que quero viver”. O arquiteto concluiu que vai agora em busca de vôos mais altos, e tem a certeza que sendo da vontade de Deus logrará êxito juntamente com seus companheiros e amigos.

Por: Jeferson Bezerra
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados