Sábado, 14 de Dezembro de 2019
coluna Radar
Zauith titular: Como Aécio Neves, Azambuja tentará ser deputado em 2022, temendo STF!
Imagem: ASSESSORIA
Publicado em 01/12/2019

TRÁFICO DE INFLUÊNCIA - Urubu malandro arrotou a coluna que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recebeu uma denúncia fresquinha contra um jurista de Corte Recursal no interior do Centro-Oeste Pantaneiro, tudo após um ex-secretário de estado, ex-prefeito e atual parlamentar de Assembleia Constituinte interceder junto a relator de apelação em segundo grau, cuja ação resultou na absolvição de conselheira tutelar acusada de utilizar carro oficial e telefone de uma repartição no interesse particular. Com os olhos atentos, o Ministério Público recorrerá contra o acórdão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), usando todos recursos extraordinários possíveis, ação rescisória ou revisional, pela manutenção desta condenação por improbidade administrativa da réu, isso a impedirá de ser empossada no cargo da qual foi reeleita.

TRÁFICO DE INFLUÊNCIA 2 - Burro cor-de-rosa vomitou a coluna que outra denúncia que o CNJ deverá apurar nos próximos dias é a ação de um ex-deputado federal e outro ex-secretário da Casa Civil de Estado localizado no Centro-Oeste Brasileiro, que nas eleições 2016 intercedeu junto aos componentes de Corte Recursal pelo deferimento da revisão criminal que absolveria certo líder comunitário do crime de furto ocorrido em 2006 na cidade Favo de Mel, desfazendo sua inelegibilidade por oito anos. Isso habilitaria o rapaz a disputar cargo eletivo e ser nomeado em função comissionada. Inclusive foram desenterrados áudios do jovem conversando com o tal parlamentar e ajudante de ordens ao telefone na ocasião, o que configuraria em tese crime de tráfico de influência, caso as provas validadas em ata notarial sejam aceitas no órgão fiscalizador.

DEPUTADO URGENTE - Assim como o ex-senador da república Aécio Neves (PSDB-MS), o atual governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja será mesmo é candidato a deputado federal em 2022, visando garantir o foro privilegiado e se livrar das denúncias apuradas pela Operação Vostok e áreas afins.

PAULO CORREA - Lideranças de Coronel Sapucaia agradeceram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, que recentemente entregaram computadores e cinco máquinas de costura à comunidade indígena da etnia Guarani-Kaiowá da aldeia Taquaperi. O material é utilizado para qualificação dos indígenas que contribuem na movimentação da economia local, comercializando as peças produzidas.

É MESMO - Em 2011, foi o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) que apresentou o projeto "Ficha Limpa" abrangendo todos os cargos do “primeiro escalão” do Governo, os cargos públicos comissionados em assessoramento no Estado, a vedação se estendeu a pessoas consideradas inelegíveis. A ação inovadora assegurou a probidade administrativa dos recursos públicos, moralizou a política e garantiu transparência.

NENO RAZUK - Após operação do Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor), no ultimo dia 26 de novembro um falso veterinário de Sidrolândia, foi indiciado pelos crimes maus-tratos a animais e exercício ilegal da profissão numa clinica clandestina, vê-se a importância do projeto do deputado estadual Neno Razuk (PTB) prevendo a criação de Farmácias Veterinárias Populares em Mato Grosso do Sul, a proposta foi vetada pelo governador Reinaldo Azambuja, mas democratizava a expansão de estabelecimentos privados nos municípios, prevendo a aquisição de medicamentos para os animais com preços mais baixos, evitando ações de charlatões!

NENO RAZUK 2 - Neno já podia aproveitar e requerer do Governo do Estado e Município a elaboração conjunta de projeto arquitetônico e memoriais prevendo a reforma e ampliação do Centro de Controle de Zoonozes em Dourados, com aquisição de equipamentos, encaminhando o pedido de emendas parlamentares aos deputados federais Beto Pereira (PSDB), Fábio Trad (PSD) e Rose Modesto (PSDB), que tiveram um caminhão de votos na região Sul e Conesul.

SANGUE NOVO - Até o dia 30 de janeiro de 2019, o diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) deverá decidir pelo lançamento de chapa pura na disputa pela Prefeitura de Dourados, ganhando força a indicação de Américo Monteiro Salgado Junior como candidato a prefeito, poderão ser convidados a somar no grupo ao cargo de vice-prefeito (a) nomes como da jornalista Lia Nogueira suplente de vereadora, e os ex-prefeitos Laerte Tetila (PT) e Braz Melo (PSC), além do vereador Cido Medeiros (DEM), estes com grande densidade eleitoral na periferia. O grupo ainda terá 12 candidatos a vereadores, com as bençãos do ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta pré-candidato a governador de Mato Grosso do Sul nas eleições 2022, claro, tendo a anuência do presidente da república Jair Bolsonaro.

SANGUE NOVO 2 - Oriundo de família tradicional, Junior Américo como é conhecido, é bacharel em direito pela Unigran formado na turma 1997, com pós-graduação em administração do agronegócio, foi assessor parlamentar na Câmara dos Deputados por várias ocasiões, além de diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar (Funsaud). É filho do saudoso dentista Américo Monteiro Salgado, ex-vereador com único mandato, na legislatura 1973/77, ele foi presidente da Câmara de Dourados nos anos de 1973 a 1975, também desempenhou a função de secretário da Promoção Social durante o mandato do ex-prefeito José Elias Moreira (1977/1982).

REGIONAL - O delegado regional de Dourados Lupércio Degerone Lúcio está sempre sendo elogiado por lideranças políticas da região Sul, estas que visitam o secretário estadual de justiça e segurança pública Antônio Carlos Videira, o jurista trata todas as pessoas com a perfeita isonomia da função, inclusive, graças ao brilhante trabalho realizado já se cogita a sua promoção a Campo Grande.

DOF - Através da articulação pessoal do Secretario estadual de justiça e segurança pública Antônio Carlos Videira, o governador Reinaldo Azambuja foi convencido a investir R$ 6,5 milhões para tirar do papel a construção da sede do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) em Dourados, a Agesul (Agência Estadual de Empreendimentos) foi autorizada a licitar a obra.

NÃO PRIVATIZOU - Ideia sendo gestada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) após consulta do governador Reinaldo Azambuja, internautas ouvidos pela redação do portal MGSnews elegeram como o principal erro de Vantuir Jacini e José Carlos Barbosa à frente da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi rejeitar a criação de um efetivo plano de privatização do sistema penitenciário! Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a média nacional de custo por preso é de R$ 2.400, isso reflete gastos com sistema de segurança, contratação de agentes penitenciários, serviços como alimentação, compra de vestuário, assistência médica e jurídica, entre outros. Nos Estados Unidos este modelo adotado com internos foi surpreendente.

REMEMORANDO - Entre aguardar uma decisão da família, analisar o convite de filiação ao PSDB, repensar o seu projeto de encerrar a carreira política em 31 de dezembro de 2020, a prefeita Délia Razuk já teria sido convidada inclusive a ser secretária de estado de direitos humanos, assistência social e trabalho do Mato Grosso do Sul, com o propósito de projetar um voo como deputada federal em 2022.

VIROU MODA - O ex-vereador Francisco Moreira Saraiva registrou boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial contra a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Canaã 1, ele obteve 522 votos ao cargo de conselheiro tutelar mas teve sua candidatura impugnada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), após a suspeita de crime de falsidade ideológica em declaração de vínculos com crianças e adolescentes nos últimos cinco anos. A entidade respondeu à Casa dos Conselhos desconhecer o trabalho social de Saraiva, sendo ausentes o registro de fotos e documentos afins, pois foram extraviados todos seus atos constitutivos nos últimos oito anos.

VIROU MODA 2 - Contra Saraiva, estão sendo convocadas para depor testemunhas que em grande parte já confirmaram ao delegado a mesma versão da Associação dos Moradores, ou seja, que o documento é inválido. O crime de falsificação previsto no art. 299 do Código Penal prevê pena de reclusão 1 a 3 anos quando o documento é particular, agravando as sanções quando este é utilizado para induzir a Administração Pública ao erro na obtenção de vantagens indevidas, ou seja, provimento ilegal de cargo eletivo. Se condenados por um juiz, os réus deverão cumprir as medidas no regime semiaberto, pois não houve flagrante delito.

PAU NA CASSEMS - Após nota da coluna, teve conselheira tutelar do interior se exaltando com colegas de trabalho após ser indagada se apanhou no vídeo que circula pela cidade apontando que a mesma esteve no exercício da função tomando uma surra de funcionária do Hospital Cassems, a vítima estava grávida, mas foi acusada de ter uma amizade intima e pra lá de colorida com um marido “fisioterapeuta”.

BRIGA DE TITÃS - No PSDB, além da pré-candidatura do deputado estadual Marçal Filho a prefeito de Dourados, oportunamente também irão disputar a indicação na convenção, o ex-deputado estadual Valdenir Machado, o sindicalista Geraldo Sales e o assessor especial da Governadoria Maurício Peralta, que foi diretor-presidente do Hospital Evangélico e secretário de agricultura, industria e comércio por duas gestões, sendo responsável por impulsionar a expansão de hortas periurbanas na cidade. Buscando se viabilizar, sabendo que será levado a guilhotina no ninho, o secretário estadual de saúde Geraldo Resende cogita aproveitar a janela partidária e migrar ao Solidariedade e/ou Partido Progressista (PP).

DOURASER - Mesmo com processo na área civil e criminal tramitando em segredo de justiça contra o empresário Messias José da Silva, os ex-empregados terceirizados da Douraser nas Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Dourados, conseguiram desde fevereiro uma liminar na Justiça do Trabalho com pedido de desbloqueio de salários e bens dos ex-patrões, surgindo rumores do confisco de uma propriedade rural em Guia Lopes da Laguna e casa de praia em Maceió-AL, pois desde as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT), até em cidades como Mundo Novo, o grupo controlava a prestação de limpeza predial em várias prefeituras do estado.

MORTO TA VIVO - O empresário do ramo de sonorização Marcelo Oliveira Gomes, o Morto, está sendo cotado para assumir a assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedro Gomes, onde deverá transferir seu domicílio eleitoral na próxima janela partidária, o garoto que é ex-patrulheiro mirim, já encerrou a sua missão na prestação de serviços junto à Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Dourados.

VISIONÁRIO - O jovem Anderson Nunes, pupilo do deputado estadual Renato Câmara (MDB), é pré-candidato a vereador, opina que o Governo do Estado deve elaborar projetos técnicos visando alocar recursos no Orçamento Geral da União de 2021 para a revitalização de parques ambientais de Dourados. Dada a ausência de técnicos suficientes na Prefeitura, a referida proposta contemplaria os Parques Arnulpho Fioravante, Antenor Martins, além das áreas de lazer situadas nos Ceper´s (Centros Poliesportivos e Recreativos) dos conjuntos habitacionais BNH 1º, 2º e 3º Plano.

VISIONÁRIO 2 - Outra ação de Anderson será a elaboração de abaixo-assinado online prevendo o envio de projeto de lei por iniciativa popular à Câmara Municipal, prevendo a concessão à iniciativa privada da gestão desses Parques Ambientais e os Cepers, induzindo ao seu entorno a criação de praças de alimentação (food truck), ações adotadas com sucesso principalmente em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

JAIME LERNER – Outro que só Deus impede a eleição em 2020, é o discreto pré-candidato a vereador Rogério Yuri, o famoso Jaime Lerner douradense, pois é notório como arquiteto e urbanista na iniciativa privada, foi diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente (Imam), disciplinado no mandato com austeridade, saneando as contas do órgão, comprando materiais permanentes, veículos e novos equipamentos de fiscalização, consolidando a aplicação do Fundo Municipal de Meio Ambiente!

EXPERIÊNCIA - O assessor de comunicação da Prefeitura de Dourados, Albino Mendes sempre valorizou o romantismo com o eleitor nas campanhas dos anos 70, 80 e 90, graças a isso foi uma das principais lideranças consagradas junto ao então senador Rachid Saldanha Derzi, ao lado do ex-prefeito Jorge Antonio Salomão (1970-73). O cacife de Albino o levou a ocupar cargos de vereador e presidente do parlamento municipal, além de vice-prefeito de Laerte Tetila (2004/2008), época em que Dourados cadastrou projetos importantes no Banco Habitar Brasil Bird, tais como a urbanização de favelas aos fundos da Via Parque Cachoeirinha, construindo os Conjuntos Habitacionais Estrela Porã, Ivatê, e Hory.

LUPA DO ORIENTAL - Segundo pardal que assentou nos carrapatos do burro-cor-de-rosa pastando nas bandas da entrada do Distrito Panambi, mesmo fazendo "bicos" como garçom por causa de salário baixo, o excêntrico ajudante de ordens em Assembléia Constituinte mudou as loções ao colocar a barba de molho. O "Seriema de Matogrosso" da região Sul do Estado, continua sendo inspecionado em bares da vida por orientais que comandam o monopólio de várias empresas na cidade, pois o X-9 atuou na adulteração do valor em nota fiscal apreendida na ultima operação que deteve um tal profissional de saúde renomado como "Boquinha. Segundo agentes da lei, realmente não se brinca com esses imigrantes do oriente, inclusive quando o marajá leva pagamentos extra ao chefe-mor, filmado ao vivo e cores!

REVANCHE - Após o portal MGSnews divulgar a pré-candidatura a vereador do comerciante Marco Boliva, teve vereador ciumento da região Leste que pediu a remoção do rapaz na Praça da Juventude ao Centro de Convivência do Idoso "Andrés Chamorro" do Jardim Água Boa, mas agora está prestando serviços ao lado do brilhante coordenador Adolfo Ferrari.

ASSISTÊNCIA SOCIAL - Onde é que está o vereador Sérgio Nogueira (PSDB) presidente da Comissão de Assistência Social do parlamento, que não acionou a bancada federal no Congresso Nacional para acompanhar no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv) do Governo Federal, o andamento das propostas cadastradas em 2017 pela prefeita Délia Razuk através da Secretaria Municipal de Assistência Social, onde consta projetos prevendo a construção de um centro de referência especializada para população em situação de rua, conhecido como Centro POP e novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no Jardim Guaicurus.

CALOTE - Dois ex-motoristas do Conselho Tutelar de Dourados (Leste e Centro), que recentemente foram demitidos do cargo de confiança, estão sendo procurados no setor por diversos cobradores, entre eles verdureiros, salgadeiros, agiotas e mascates, que coisa feia em!

ESFINGE - O vice-governador Murilo Zauith (DEM) assumirá o Governo do Estado por oito meses em 2022 com a descompatibilização do titular Reinaldo Azambuja concorrendo ao Senado Federal ou Câmara dos Deputados. Assim o engenheiro civil já costura a nomeação do juiz Odilon Oliveira ao cargo de secretário de justiça e segurança pública, automaticamente sendo o seu vice em nova disputa eleitoral.

PSOL - O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) cogita ter como candidatos a prefeitos de Dourados o professor Ênio Ribeiro e a youtuber Yasmin Sabrina que já disputou uma cadeira na Câmara Municipal e Assembléia Legislativa.

UDAM - Após o juiz Cesar de Souza Lima, titular da 5ª Vara Civil de Dourados acatar parcialmente uma ação judicial movida por três líderes comunitários dos bairros Novo Horizonte, Jardim Flórida e Água Boa, foi realizada uma audiência conciliatória no dia 28 de novembro com a comissão eleitoral que realizou em 14 de abril as eleições da União Douradense de Associações de Moradores (Udam), porém o encontro foi remarcado após a ausência de um dos requeridos, Demétrio Cavalcante ex-presidente da entidade! Sem acordo, o processo seguirá seu rito normalmente, onde o magistrado irá analisar um pedido de tutela antecipada (liminar) anulando o pleito de forma retroativa, caso sejam provados os vícios!

UDAM 2 - Ao ventilar a possível anulação das eleições até fevereiro de 2019, já começaram a articular suas pré-candidaturas a presidente da Udam, os líderes comunitários Antonio Carlos da Silva (Estrela Porã), que é diretor das microrregiões da Grandourados da Federação das Associações de Moradores (Famems), ainda integra a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Condam), Adilson Alves da Silva, o Paraguai, atual vice-presidente da entidade e ex-presidente da Associação de Moradores do Parque Alvorada, Adilson Mourão, o Cabelo do Gás, ex-presidente da Udam entre 2003 a 2010, e Alcides Bezerra presidente da Associação de Moradores do Conjunto Izidro Pedroso.

TERRENO DA UDAM - Por falar nisso, o presidente da Udam Demétrio Cavalcante desistiu do terreno doado em julho pela prefeita Délia Razuk onde seria a sede da entidade, o imóvel pertence ao Clube de Mães "Rosa Pedrossian" da Vila Rosa. Outro impedimento legal para o ato é que a Udam não possui certidões negativas de débitos em tributos municipais, Receita Federal e do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), ainda a sua atual diretoria possui três servidores públicos, impedindo a cessão de uso de patrimônio público, ato vedado pela Lei Orgânica Municipal.

BRASIGUAIO DO POVO - Bem quisto no movimento comunitário, Adilson Alves da Silva enquanto presidente da Associação de Moradores do Parque Alvorada conseguiu articular na região mais de R$ 10 milhões em infraestrutura providos pela iniciativa pública e privada. Entre as ações está a nova praça inaugurado em 2011 com emenda parlamentar do então deputado federal Geraldo Resende, novo Centro de Educação Infantil, asfalto comunitário, feira do produtor anexo a Escola Municipal "Aurora Camargo Pedroso", fatores que induziram o desenvolvimento da região, em parceria com o então prefeito Murilo Zauith.

SEM MEMORIA - O vereador Elias Eshy (PT) esperou oito anos da administração do ex-prefeito Laerte Tetila, quase dois anos de Ari Artuzi e seis anos de Murilo Zauith para requisitar o perfeito funcionamento da alta complexidade e auditoria na Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar de Dourados, sem contar o esquecimento de antigas bandeiras suas como a ausência do Plano Municipal da Juventude e a desativação do Conselho de Economia Solidária, criado por iniciativa do seu mandato.

ANTÔNIO VAZ - Liderados pelo pastor Neto Santos da Igreja Universal do Reino de Deus, o deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) deverá receber abaixo-assinado promovido pela Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Canaã 1, solicitando que o seu mandato faça interlocuções junto ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretario de estado de infraestrutura Murilo Zauith, requerendo aos técnicos do órgão que elaborem projeto técnico-arquitetônico e orçamentário prevendo o recapeamento geral nas ruas do bairro e drenagens suplementares, ação semelhante a revitalização executada na avenida Hayel Bon Faker.

NETO SANTOS - Lembrando que o pastor Neto Santos e José Carlos Pereira de Lima, presidente da Associação de Moradores do Canaã 1 iniciaram o projeto de revitalização e limpeza dos espaços públicos, começando pela Praça "Ari Artuzi", a ação ainda será levada a outros locais da região.

DIREITA CONSERVADORA - O professor José Carlos Pereira de Lima, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Canaã I venceu com 60% a enquete dos pré-candidatos a vereadores na página "Direita Conservadora Dourados". Com ensino médio completo, o servidor público Udisley Tuneca ficou em segundo lugar com 40%. Carlinhos tem 44 anos, está se formando em Educação Física pela Anhanguera/Uniderp, desenvolve trabalho como professor de Karatê na região leste há mais de 15 anos.






Por: Jeferson Bezerra
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados