Sábado, 14 de Dezembro de 2019
ESTIAGEM
Tempo seco atrasa plantio da soja em quase 30% no Estado
Imagem: Divulgação
Publicado em 20/11/2019

A forte estiagem que atinge Mato Grosso do Sul tem preocupado e muito os produtores rurais, pois o plantio da soja já representa um atraso de 27%, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho).

O atraso deve impactar, segundo a associação, de forma negativa nas segundas safras do Estado, como o milho que pelo menos 30% do plantio deverá ser cultivado além do cronograma.

A Aprosoja informa que a maioria dos produtores começariam a plantar o milho até o dia 10 de março de 2020, o que representa um risco de perda com possíveis geadas que são comuns no Sul de MS, nos meses de junho e julho.

“De acordo com os dados da exportação sul-mato-grossense de milho, até outubro, a safra atingiu o volume de 2,1 milhões de toneladas, um recorde histórico para o Estado”, pontuou André Diante Dobashi, presidente da Aprosoja”.

André também destacou que produção e logística precisam ser revistas, a começar por uma melhor rota de escoamento.

“Temos preocupação sobre a necessidade de melhoria nas rotas de escoamento da produção sul-mato-grossense, por isso, estamos disponíveis para um trabalho conjunto quanto a temas burocráticos, junto aos órgãos de fiscalização das fronteiras, para simplificar os procedimentos de exportação pelas novas rotas”, concluiu.

Por: Guilherme Pires
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2019 © Todos os direitos reservados