Terça, 18 de Junho de 2019
INSS
Veja como solicitar a atualização do cadastro no INSS para não perder benefícios
Imagem: Pixabay
Publicado em 07/03/2019

Esse serviço da Agência da Previdência Social serve para que o cidadão atualize ou corrija seus dados em geral, telefones e endereços para que se preciso o INSS mande correspondências ou convocações ao segurado sem que haja extravio devido a informações desatualizadas em seu banco de dados.

As etapas para realização deste serviço segundo o site da previdência são:

Solicitar o serviço através do app Meu INSS ou pelo site da Previdência cujo link é https://goo.gl/7zno6k;
Informar os dados e depois clicar em “não sou um robô” e “continuar sem login”;
Clicar em “Novo requerimento” e digitar no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecionar o serviço desejado.

Após isso é necessário que o segurado compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados no site com os seguintes documentos:

Procuração ou termo de representação legal, caso esteja indo no lugar de algum segurado que não pode esta presente no dia marcado.
Documento de identificação com foto e CPF tanto do procurador ou representante como do segurado se for o caso.
E outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc.

Também pelo app Meu INSS é possível ter acesso ao:
Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS) onde é possível ver os meses contribuídos e se o empregador está recolhendo o INSS do funcionário.
Extrato de pagamento de benefícios;
Extrato de empréstimo consignado;
Extrato para imposto de renda;
Carta de concessão
Consulta declaração de benefício.

Esclarecimentos pelo telefone 135 de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Fonte: INSS.

Por: Eliane Mariz e Jeferson Bezerra
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