Segunda, 26 de Outubro de 2020
DOURADOS
De tão rápida, chuva não consta em registro, mas ameniza calor
Imagem: Hedio Fazan/Dourados News
Publicado em 18/09/2020

Chuva rápida nesta sexta-feira (18), em Dourados, não consta no registro do Guia Clima Embrapa, mas ajudou a diminuir o calor e colaborou com índices positivos na Umidade Relativa do Ar.

Em consulta a ferramenta que registra os índices pluviométricos na cidade, não há informações de que tenha ocorrido a precipitação nesta sexta-feira (18), em Dourados, porém, os pingos ocorreram entre 7h e 8h da manhã, conforme registrado nas imagens desta matéria. O fato se dá pela quantidade ínfima.

No portal, consta a informação de que Dourados está há 28 dias sem chuvas expressivas. A mais recente registrada é dia 21 de agosto. No balanço deste mês a informação é de que Dourados registrou 1.3mm.

No comparativo com a temperatura máxima registrada nesta quinta-feira (17), de 28.1°C, com a mínima registrada nesta sexta-feira (18), de 18.3°C, a variação é de 10°C.

Exceto a quinta-feira (17) e esta sexta-feira (18), em todos os outros dias de setembro, a máxima ultrapassou os 30°C. Neste mês ocorreu inclusive o recorde de calor do ano, sendo de 38.2°C, no dia 11 de setembro.

Com a garoa desta sexta-feira (18), o nível de Umidade Relativa do Ar, figura em 40%, após por dias consecutivos registrar índices que colocavam o município em estado de alerta. Em consulta ao Guia Clima é possível observar que a Umidade registrou nível de alerta em 10 dias de setembro, até o momento.

Previsão

É possível que a estiagem acabe neste final de semana, conforme previsão climática do Ceptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).

Para o sábado (19), é indicada a probabilidade de 80% de chuva, sendo que as pancadas devem ocorrer a tarde. A temperatura deve variar entre 15°C e 33°C.

No domingo (20), a previsão indica probabilidade de chuva em 5%. A temperatura deve variar entre 15°C e 29°C.

Por: Gizele Almeida
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados