Sexta, 03 de Abril de 2020
Haja 51!
Planalto desautoriza manobra em contrato de aluguel entre Aliança e Patriota no MS!
Imagem: Divulgação
Publicado em 25/03/2020

CONFUNDE AS BOLAS - O presidente Jair Bolsonaro recebeu reclamações de lideranças de Mato Grosso do Sul, apontando a distribuição de propagandas do Aliança pelo Brasil associado a imagem do Patriotas (51) como legenda de aluguel, a ação foi desautorizada imediatamente!

ELEIÇÕES - Sérgio Moro douradense, o promotor de justiça Ricardo Rotunno titular da 16ª Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público e Social concorrerá ao cargo de Procurador-Geral de Justiça, a eleição para definir lista tríplice vai ocorrer no dia 3 de abril, na sede do Ministério Público Estadual, em Campo Grande.

É CANTORA - Por indicação do ex-deputado estadual Valdenir Machado e do gerente da Casa do Trabalhador Geraldo Sales, a deputada federal Rose Modesto (PSDB) destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil, direcionada ao custeio na área da saúde do município de Dourados, seja na manutenção e aquisição de novos suprimentos hospitalares de uso contínuo. A iniciativa da professora Rose atende demanda encaminhada em 2019 pela prefeita Délia Razuk (PTB), comprovando a seriedade da parlamentar com a maior cidade do interior do Estado.

DAMA DE FERRO - Em Dourados, a senadora da república Soraya Thronicke deverá passar o comando do Partido Social Liberal (PSL) ao empresário e produtor cultural Nicácio Cantero e Adilson Alves, o Paraguai, vice-presidente da União Douradense de Associações de Moradores (Udam). É previsto a grande adesão de líderes comunitários, servidores públicos, comerciantes e autônomos, além da entrada de medalhões como o professor Fábio Edir ex-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), que poderá disputar a Prefeitura de Dourados.

SE RECRIAM - Eles nunca foram bois embretados no curral, tanto que o engenheiro civil Tahan Sales Mustafá e o arquiteto Fábio Luis adquiriram uma rara condição de escolher com quem fazer política em pleno século 21, ambos deverão disputar a vereança, analisando convites do Patriotas, Partido da Mobilização Nacional (PMN), Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Republicanos e o Partido da República (PR).

SONHO DE ÍCARO - Desde as eleições de 1989 quando aos 14 anos conseguiu tirar uma foto com o então candidato a presidência da república Fernando Collor, o advogado Walter Carneiro Junior diretor-presidente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) jamais esquecerá uma jura: "Ainda serei prefeito de Dourados". O pai, Walter Carneiro iniciou a carreira política em 1978 quando foi eleito deputado estadual na primeira legislatura do recém criado Mato Grosso do Sul.

CLÍNICO GERAL - A classe médica está unida mesmo projetando o nome de Tenir Miranda Junior que deverá disputar a Prefeitura de Dourados e/ou uma cadeira na Câmara Municipal pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

OREMOS - Com a liberação do ex-secretário de saúde Renato Vidigal da detenção para passar quarentena na residência, cabe esclarecer que a ação penal originária da Operação Purificação ainda está em fase de instrução processual, ou seja, antes de atirarem pedras, deve ser arguido o princípio presunção da inocência previsto no artigo 5º, inciso LVII, da Constituição Federal, preceituando que ninguém é culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória.

OREMOS 2 - Vidigal é inocente até provar o contrário, devendo ser saturado até o Superior Tribunal Federal (STF) a reanálise de todos os recursos protelatórios na sua defesa (contestação escrita, alegações finais, embargos de declaração, apelação, recurso especial e seus agravos). A novidade é que caso esse processo seja julgado de maneira imparcial em São Paulo no TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), fazendo as devidas diligências, haverá reticentes desdobramentos contra um ex-deputado estadual e ex-secretário de saúde do establishment local.

OREMOS 3 - Agora, se este desatino for comparado à presença da Polícia Federal e Controladoria Geral da União no Governo Estadual durante a Operação “Aprendiz” realizada em 2019, continua valendo a explicação do então líder do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Assembleia Legislativa, deputado estadual José Carlos Barbosa (DEM). Este na ocasião ressaltou ao site Midia Max que os políticos na vida pública estão sujeitos a serem alvo de investigações, mas que tudo dependerá do resultado das provas colhidas nos inquéritos afins, sua instrução processual e consequente sentença condenatória. Vidigal, Denize Portolan e João Fava que o diga!

NUNCA TEVE - Desde 1971 como deputado estadual no antigo Mato Grosso, as emendas parlamentares do cardeal Londres Machado nunca chegaram a Dourados. Mas ele sempre deu pitacos na formação de alianças que deram a vitória a prefeitos como Luiz Antônio (1983-1988), Laerte Tetila (2001-2008), Ari Artuzi (2009/2010) e Délia Razuk (2016).

BEM LEMBRADO - No parlamento Paulo Falcão surrava o prefeito Laerte Tetila na tribuna da Câmara Municipal, era oposição serrada entre 2001 a 2004, mas foi graças a sua antiga amizade com o governador Wilson Barbosa Martins, que ele entre 1984 e 1985 levou iluminação pública ao Jardim Pelicano, colocando a mão na massa e oferecendo panelões de comida aos encarregados da obra executada em regime de mutirão. Ao lado do Vicente de Melo da Udam, sobrinho do saudoso empresário Sepulvida, Paulinho foi secretário de estado de juventude, esporte e lazer do governo de Marcelo Miranda Soares (1987 a 1991).

NOVOS TEMPOS - Graduada em educação física e pedagogia, com elogiado trabalho desenvolvido como coordenadora do Centro de Educação Infantil "Austrilio Ferreira de Souza " do Jardim Maracanã, a professora douradense Jane Mary Ortiz deverá ser a nova gerente de educação em Selvíria, cidade que ficou conhecida como a Dádiva da Represa de Ilha Solteira! Avante!

BEM LEMBRADO 2 - Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a ex-deputada estadual e ex-vereadora Bela Barros é a principal pupila do ex-governador André Pucinelli na disputa por uma cadeira na Câmara Municipal de Dourados. Além de pregar a emancipação do Distrito de Itahum em 2005, ela foi forte oposição ao então prefeito Laerte Tetila, e ao lado de Valter Hora, salvaram o então vereador Ari Artuzi da cassação, após dano ao patrimônio público retirando tachões de ciclovia na Rua Palmeiras.

MÃE DOS POBRES - No Partido da Mobilização Nacional (PMN) quem é sondada como candidata a vereadora é Maria Rosa Silva, servidora pública aposentada na Prefeitura de Dourados, foi fundadora do Clube de Mães "Luiza de Marilac" do Parque das Nações I e vice-presidente da Associação de Moradores.

LURDINHA - Quem é pré-candidata a vereadora no Republicanos é a pastora Lurdinha Paiva da Igreja Sara Nossa Terra, que brilhantemente foi conselheira tutelar entre 2015 a 2019 na defesa da criança e do adolescente.

HOMEM DO RODEIO - O radialista e suplente de vereador Marcelo Mourão se mudará para Aparecida do Taboado onde iniciará nova carreira na radiodifusão. O garoto é magoado, pois nenhum órgão público de Dourados ou logradouro recebeu o nome da sua saudosa avó Antônia.

MUITO VIVO - O ex-vereador Carlos Roberto de Assis Bernardes, presidente do Partido da República (PR) deverá lançar como pré-candidato a prefeito de Dourados o empresário Paulo Teló (Hotel Bahamas), dinâmico líder campista do Santuário "San Padre Pio de Pietrelcina" da Vila Cachoeirinha, tio do cantor Michel Teló, que iniciou a carreira em 2000 no "Grupo Tradição", sob as bençãos do então deputado estadual Murilo Zauith.

URUTU CRUZEIRO - Urubu malandro arrotou à coluna que num passado remoto teve conselheira tutelar da região leste derrotada nas eleições, ocasião em que se revoltou no estacionamento do Mercado São Francisco, chegando a "jogar" o carro em cima de uma pastora vencedora no mesmo pleito. Depois esta atormentou a Prefeitura de Dourados até instalar a segunda unidade do órgão. A mesma personagem tomou advertência do Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA) por invadir um orfanado beneficiando os filhos da amiga, isso após o horário de expediente.

URUTU CRUZEIRO 2 - Apesar de arquivado, por ultimo a famosa urutu cruzeiro foi denunciada no Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), pois com o marido do voluntariado, ambos foram acusados de receber propinas em troca de vista grossa na fiscalização de casas noturnas dos reis, crime de peculato!

WAGNER MOURA - Popular Rodrigo Faro douradense, além de abalar corações, Marcos Pierry que coordena as redes sociais da Prefeitura de Dourados é o autêntico primeiro-ministro, já elevado à vice-prefeito nas eleições 2020, dando as vezes até como secretário de governo. O céu é o limite!

14 BIS - Trupe do Coca: bons tempos quando a Fundação Municipal de Esportes (Funed) cultuava as conquistas de ações tendo uma equipe de excelência, formada pelo chefe Antônio Coca, Dejacir, Jânio, Goiaba, Moacir, Gisele, Janine, Marinete, Luciano, Russo, Edson, Jorge e Paulinho. Estes idealizaram os jogos da juventude, meia maratona, corridas, passeio ciclístico, campeonato distrital e demais atividades ligadas a educação e esporte. Como dizia Flávio Venturini e Guilherme Arantes: "Era como ver o azul do mar".

DEVIA A AGIOTA - Burro cor-de-rosa soprou à coluna em cidade do Centro-Oeste Pantaneiro, um ex-prefeito e genro foram abordados por radialista apelidado de "baleado", pois já sofreu cinco tentativas de homicídio fruto da agiotagem. Com a arma em punho, foram tomadas dos devedores as chaves dos cadeados da chácara grilada em bairro da região leste.

FOLGADO - No interior, motorista comissionado do Conselho Tutelar adora usar veículo oficial para levar filhos na escola e campeonatos de futebol, respaldado no apoio do padrinho e vereador que adora por um gás nessa resenha.

Por: Jeferson Bezerra
Comentários
veja também
Rede News Online 2011 - 2020 © Todos os direitos reservados